Você conhece o Bluegrass?

Cada parte do mundo apresenta características únicas e graças aos imigrantes do Reino Unido, em especial Escoceses-Irlandeses, surgiu na região entre Kentucky e Tennessee, EUA,o Bluegrass, de sonoridade dançante e extremamente empolgante.

O Bluegrass clássico é baseado em instrumentos de corda como o bandolin, violão, banjo, violino, dobro e contrabaixo acústico, podendo ou não ter vocais.

Separamos nesse post 5 bandas que você deve conhecer de Bluegrass e que pode visitar nos shows que rolam por todo o território americano.

Let’s Go!

Ricky Skaggs & Kentucky Thunders

Muitos membros do Ricky Skaggs e Kentucky Thunder ganharam inúmeros prêmios. O Bandleader Ricky Skaggs toca bandolim e é o vocalista. O grupo ganhou várias vezes o prêmio Grupo Instrumental do Ano da Associação Internacional de Música Bluegrass, além de sete prêmios Grammy.

Della Mae

Della Mae é uma banda americana de bluegrass de Boston, Massachusetts, foi formada em 2009 pela violinista Kimber Ludiker, e lançou seu primeiro álbum, I Built This Heart, em 2011. O segundo álbum delas, This World Oft Can Be, foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum Bluegrass no 56º Grammy Awards. em 2014.

Punch Boys

Punch Brothers é uma banda americana composta por Chris Thile (bandolim), Gabe Witcher (violino), Noam Pikelny (banjo), Chris Eldridge (guitarra) e Paul Kowert (baixo). Seu estilo tem sido descrito como “instrumentação bluegrass e espontaneidade nas estruturas do clássico moderno”.

Ela é um pouco diferente das que apresentamos aqui por apresentar recursos mais urbanos em sua composição, mas é fácil identificar os elementos do bluegrass.

Greensky Bluegrass

O Bluegrass Greensky é uma banda americana de bluegrass / country de cinco peças fundada em Kalamazoo, Michigan em meados de 2000. A banda evoluiu ao longo dos anos, crescendo de 3 a 5 membros, adicionando efeitos elétricos e fazendo turnês. “Toda a noção de bluegrass tradicional” estranhamente permanece um ponto de discórdia para muitos dos fiéis do gênero. Em parte por causa de seu nome, cada artigo escrito sobre a banda aborda o fato de que o que Greensky faz não é “bluegrass”. De fato, em seu próprio material promocional, a GSBG descreve seu som como “sua própria versão da música bluegrass, misturando o som acústico de uma faixa de cordas com o espírito quebra-regras do rock & roll”. Greensky Bluegrass é conhecido por sua improvisação.

Muito embora não seja o bluegrass em sua essência mais clássica, fica a dica dessa banda incrível!

The Dead South

Para fechar vamos falar de uma banda blueglass que nasceu fora dos EUA, para ser mais exato, nas belas terras do Canadá!

O The Dead South é um conjunto musical canadense de folk-bluegrass baseado em Regina, Saskatchewan. A banda foi inicialmente formada em 2012 como um quarteto pelos canadenses Nate Hilts (vocal, guitarra, bandolim), Scott Pringle (guitarra, bandolim, vocais), Danny Kenyon (violoncelo, vocais). Colton Crawford (banjo) deixou a banda em 2015 e foi substituído pelo músico de estúdio Eliza Mary Doyle.

Vale muito a pena tirar o Visto Americano e o Visto Canadense para conhecer outras culturas e viver experiências realmente únicas!

Conhece alguma outra banda de bluegrass? Deixa aqui nos comentários sua indicação e compartilha esse artigo com aquele amigo que precisa renovar o bom gosto musical!

Até a próxima!

Gabriel Barros

É profissional de Content Marketing e utiliza seu conhecimento e experiência para ajudar os clientes do Grupo Real a atingir seus objetivos através de informação e conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *