Passaporte Brasileiro vs Visto Americano: Quando e como solicitar

Muitas pessoas optam por tirar seu passaporte brasileiro apenas algum tempo antes de iniciar o processo de Visto Americano, o que pode causar diversos problemas durante preenchimento de formulários, entrevista e até mesmo para a emissão do Visto.

Nesse artigo iremos responder questões como:

  • Quando é a hora certa de tirar o passaporte brasileiro?
  • Da para solicitar o visto americano sem um passaporte válido?
  • Por quanto tempo vale o passaporte brasileiro e o visto americano?
  • Como solicitar o passaporte brasileiro?
  • Qual a melhor forma para tirar o visto americano?

Vamos lá!

Quando é a hora certa de tirar o passaporte brasileiro?

O passaporte brasileiro é sua identidade para o mundo, através dele você pode visitar, morar, estudar e trabalhar em outros países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

Tirar o passaporte já não é mais um luxo para poucos, mas uma necessidade de muitos, em especial aqueles que estão antenados com a globalização das coisas. Existem muitas oportunidades de estudo e trabalho fora do Brasil, mas apenas aqueles que se tornam cidadãos do mundo através de seus passaportes.

A hora certa para tirar o passaporte brasileiro é: O quanto antes.

Tome como exemplo a quantidade de bolsas de estudos, vagas de emprego, oportunidades de intercambio e moradia nos Estados Unidos que são disponibilizadas de repente. Para oportunidades como essas, na maioria das vezes, o mínimo que exigem dos participantes é possuir o passaporte brasileiro.

Da para solicitar o visto americano com o passaporte brasileiro vencido?

É possível, muito embora não recomendável, dar entrada no processo de visto americano com o passaporte brasileiro vencido, uma vez que você pode realizar a alteração do numero do passaporte antigo para o novo ANTES de comparecer ao CASV e ao Consulado Americano.

Não recomendamos essa prática pois ela pode causar desde pequenos, até grandes problemas durante sua solicitação do Visto Americano além disso, o Visto Americano não pode ser anexado a um passaporte brasileiro vencido.

Por quanto tempo vale o passaporte brasileiro e o visto americano?

O passaporte brasileiro tem validade de até 10 anos, após seu vencimento poderá ser renovado junto a Polícia Federal, já o visto americano costumar ser emitido com até 5 anos.

Vale lembrar que para cada caso será realizada uma análise. É possível que alguém consiga um visto americano de 1 ano, enquanto outra pessoa conquiste 5 anos de autorização de entrada nos Estados Unidos.

Como solicitar o passaporte brasileiro?

  1. a) O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao endereço eletrônico http://www.pf.gov.br/, onde deve-se selecionar a aba “Passaporte“.
  2. b) No cardápio que se abre, selecione a guia “Documentação Necessária” e leia atentamente, para certificar-se de que possui todos os documentos necessários.
  3. c) Ciente de que possui toda a documentação original necessária, clique em “Requerer Passaporte” e posteriormente em “emissão do passaporte“.
  4. d) Preencha o formulário com seus dados e ao final clique em “IMPRIMIR”, para que seja gerada a GRU (guia de recolhimento da união).

Obs.: Para impressão do PROTOCOLO e da GRU pode ser necessária a instalação do Adobe Acrobat Reader ou de qualquer outro software leitor de PDF. 

  1. e) Efetue o pagamento da GRU.
  2. f) Somente após compensação da GRU será o possível agendar o atendimento para um dos postos. Essa compensação pode demorar entre 24 e 72 horas. Para agendar, selecione a guia “Agendar Atendimento” do cardápio citado no tópico “b” acima.
  3. g) Após agendar seu atendimento, reúna toda a documentação necessária, e compareça ao posto escolhido no dia e horário marcados. É obrigatória a presença do requerente no posto escolhido, inclusive menor de 18 anos, tanto no dia agendado quanto posteriormente, para retirada do passaporte pronto, tendo em vista que o procedimento envolve coleta/conferência de imagem facial e de impressões digitais, quando for o caso.

Você também pode contratar os serviços da Real Vistos, empresa do Grupo Real, para realizar a solicitação de seu passaporte e visto americano de forma simples, prática e direta. Confira.

Qual a melhor forma para tirar o visto americano?

Todo o processo de solicitação do visto americano pode ser feito através do site do consulado americano, contudo, recomendamos a leitura desse artigo onde abordamos com maiores detalhes esse processo.

Conseguiu sanar todas suas dúvidas sobre a importância em tirar o passaporte brasileiro e o visto americano? Restou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe de especialistas da Real Vistos, com certeza temos a solução certa para você!

Gabriel Barros

É profissional de Content Marketing e utiliza seu conhecimento e experiência para ajudar os clientes do Grupo Real a atingir seus objetivos através de informação e conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *